6 de junho de 2013

Dicas para fotos próximas ou macro.

Camera: Canon EOS Digital Rebel XTi
Exposição 0.017 sec (1/60)
Abertura: f/2.8
Distancia focal: 100 mm
ISO: 400
Exposição: 0 EV
Flash Desligado
Fotografia em macro é tanto técnica como também é sorte. Isso é o que torna tudo mais divertido e imprevisível. É uma excelente maneira de testar suas habilidades, quando confrontado com uma estreita janela de oportunidade ainda deixando espaço para que você possa explorar a sua criatividade. Para obter dicas sobre como você pode melhorar a sua fotografia macro, continue lendo. Você pode aprender algo novo!


Mantenha-se Estável


Camera: Canon EOS Digital Rebel XTi
Exposição: 0.003 sec (1/400)
Abertura: f/2.8
Distancia Focal: 100 mm
ISO: 100
Flash Desligado
Ao lidar com objetivos em movimentos, tais como insetos, você precisa selecionar uma velocidade relativamente alta de disparo, pois você nunca sabe quanto tempo você tem para disparar. É por isso que alguns fotógrafos preferem tirar fotos de insetos mortos, ao invés de vivos.

Em situações macro de ampliação alta torna-se ainda mais difícil a captura nítida. Se sua câmera não permite regulagem de velocidade, você pode se apoiar em alguma superfície ou simplesmente usar um tripé.

Outro truque para minimizar a trepidação da câmera é usar a alça da câmera em torno do seu pescoço e posicionar a câmera de forma que a correia fique esticada. Você poderá puxá-la para frente em um ângulo de 90 graus ou diagonal. Uma outra forma é segurar a câmera com uma das mãos (a mão direita, por exemplo) e puxar levemente para baixo a correia com a mão esquerda. Assim você conseguirá ter mais firmeza e ajudará a manter a mão mais estável.

Modo Foto Contínua


Camera: Canon EOS Digital Rebel XTi
Exposição: 0.017 sec (1/60)
Abertura: f/5.6
Distancia focal: 55 mm
ISO: 200
Flash Ligado
Se você não estiver em um lugar muito iluminado e o seu ISO já estiver chegado ao limite, a única opção é manter a câmera o mais estável possível e esperar que pelo menos uma das fotos saem nítidas. Nenhum fotógrafo está a salvo de fotos tremidas, mas uma dica rápida é selecionar o Modo Foto Contínua em sua câmera e manter o disparador pressionado até que a câmera tenha tirado ao menos três fotos consecutivas. Descobri que a segunda foto é quase sempre melhor que as outras. Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas quanto mais fotos você conseguir tirar consecutivamente, terá mais chances de sair uma foto nítida do que se tirar uma ou duas fotos.

Foco Manual


Camera: Canon EOS Digital Rebel XTi
Exposição: 0.001 sec (1/1600)
Abertura: f/2.8
Distancia focal: 100 mm
ISO: 400
Flash desligado
Quando nos deparamos com detalhes minuciosos, você precisa se concentrar no modo manual de sua câmera ao invés de usar o modo automático. Se você está fotografando em uma grande abertura, a profundidade de campo pode ser muito fina. É muito provável que a sua câmera não será capaz de concentrar exatamente onde você quiser, por isso, nesses casos é melhor usar a focagem manual.

Use o recurso de zoom digital


Camera: Canon EOS Digital Rebel XTi
Exposição: 0.067 sec (1/15)
Abertura: f/1.8
Distancia focal: 50 mm
ISO: 400
Flash Desligado
DSLRs hoje em dia vêm com uma função de zoom digital, que você pode usar enquanto estiver usando o Live Preview para garantir que você obtenha um resultado melhor. Ao lidar com "close-ups" extremos, o menor toque ou sopro pode arruinar sua foto.

Será preciso você praticar um pouco para tirar fotos 100% boas, da trabalho, mas vale muito a pena. Usando o recurso zoom digital, você pode ajustar o seu foco em tempo real.

Personalize seus fundos


Câmera: Canon EOS Digital Rebel XTi
Exposição: 0,006 s (1/160)
Abertura: f/2.8
Distância Focal: 100 mm
ISO Speed: 200
Flash Ligado
 Um truque para o fotógrafo macro é sempre ter um pequeno fichário cheio de diferentes texturas e cores que podem atuar como plano de fundo para suas fotografias. Simplesmente coloque a folha/textura atrás do assunto para mudar o visual. Quanto menor for o alvo, menor será o plano de fundo que você precisa.

Bom, espero que tenham gostado, e junte-se a nós no Projeto 365 dias, convide seus amigos. Não esqueça de curtir o meu site. E qualquer questionamento ou sugestão fique a vontade para comentar aqui em baixo.
Valeu!

Fonte: Exposure Guide

Compartilhe nas Redes Sociais: