25 de fevereiro de 2013

Noções Básicas de Focagem (Dica)

PROFUNDIDADE DE CAMPO




Profundidade de campo (PDC) é a zona de frente para trás de uma fotografia em que a imagem é nítida. Assim como um objeto (coisa, pessoa) cai fora desse intervalo, ele começa a perder o foco em um grau de aceleração a mais, longe da zona de queda; ex: mais perto da lente ou mais no fundo. Com qualquer zona PDC, há um ponto de focagem em que o objeto é mais acentuado. Há duas maneiras de descrever as qualidades de profundidade de campo - PDC raso ou profundo. Raso é quando a faixa de foco incluído é muito estreito, alguns centímetros a vários metros. Profundidade é quando o intervalo está incluído um par de metros para o infinito. Em ambos os casos PDC é medido em frente do ponto do foco e atrás do ponto de focagem. PDC é determinado por três factores - o tamanho da abertura, a distância entre a lente, e a distância focal da lente. Vamos dar uma olhada em como cada um funciona.

ABERTURA


A abertura é a abertura na parte de trás da lente, que determina a quantidade de luz que passa através da lente e incide sobre o sensor de imagem. O tamanho da abertura do diafragma é medida em F um dos dois conjuntos de números sobre o corpo da lente (o outro é a distância de focagem). O F trabalha com valores inversos, de tal forma que um pequeno "f / número" (por exemplo 2,8) corresponde a um tamanho de abertura maior ou mais larga, o que resulta em uma profundidade de campo maior, por outro lado, um grande número f / (digamos f / 16) resulta em um tamanho de abertura menor ou mais estreita e, por conseguinte, uma menor profundidade de campo.

PEQUENA VS GRANDE ABERTURA



Manipulando a abertura é o meio mais fácil e mais frequentemente utilizada para ajustar a profundidade de campo. Para conseguir um PDC, profundo e rico e expansivo, você vai querer definir o f para em torno de f/11 ou superior. Você pode ter visto este princípio demonstrado quando você olha para fotos tiradas fora durante o tempo mais brilhante do dia. Nesse caso, a câmera é normalmente fixado em f/16 ou superior e a profundidade de campo é muito profunda - talvez alguns metros à frente e quase ao infinito para além do ponto de foco exato. Vamos dar uma olhada nessas duas fotos como exemplos. A foto da esquerda tem um PDC expansivo, provavelmente disparado ao meio-dia (note as sombras curtas, mas forte), com uma abertura f/22. A foto da direita tem um PDC extremamente superficial, provavelmente um ajuste de abertura f/2.8. No entanto, para conseguir uma exposição adequada idêntico, a velocidade do obturador é provavelmente mais perto 1/1000 para compensar o aumento da quantidade de luz que entra na lente de 2,8.

CONCLUSÃO

Manipulação de profundidade de campo é uma boa maneira de modificar as características de sua foto, e manipular a abertura é a maneira ideal de fazer isso porque ele tem pouco ou nenhum efeito na composição. Você só precisa de alterar a velocidade do obturador (ou alterar a sensibilidade à luz - ISO) para compensar as alterações na exposição dos ajustamentos ao número f. Mudanças no comprimento focal distância e também afetam PDC, mas essas mudanças têm soluções de compromisso em termos de composição. Assim, as alterações de abertura são a melhor maneira de manipular PDC sem afetar a composição de uma foto.

Fonte: Exposure Guide
Tradução: Rildo Júnior

Compartilhe nas Redes Sociais:

Categories: ,